Suicídio foi tema de palestra no HEPR

Acadêmicos da Uncisal e colaboradores do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), assistiram na manhã de hoje, (18), no Auditório Marily Granjeiro, a palestra sobre o comportamento suicida na atualidade, ministrada pela psicóloga Wilzacler Rosa Pinheiro.
A profissional abordou tipos de comportamento mais comuns de reconhecimento de um suicida em potencial. Dentre os pontos destacados pela palestrante, estão pessoas com fatores de risco como transtornos mentais, condições clínicas incapacitantes e sociodemográficas. “A família deve está sempre atenta para qualquer sinal de ansiedade e mudança de humor do parente”, explica a psicíologa.
Para Wizacler, depressão, instabilidade emocional, pessoas solitárias, solteiras ou separadas, e o desemprego por serem motivos de preocupação devem ser acompanhados mais de perto pela família da vítima. A psicóloga ressalta, ainda que a faixa etária mais delicada para o problema está entre 15 e 35 anos e mais de 75 anos, quando já estão aposentadas e, muitas, ociosas.
A discussão faz parte do ciclo de palestras da unidade hospitalar e tem entrada franca.