Profissionais da assistência do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) participam hoje (24) e no próximo dia 31 de agosto, no miniauditório Marily Granjeiro, do curso “Comunicação com o paciente psiquiátrico”, promovido pelo setor de Educação Permanente em parceria com a Coordenação de residência em Enfermagem (Corenf), com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação utilizada com os usuários, a fim de apoiar e informar pessoas em processo terapêutico.
Para início de conversa, uma dinâmica trabalhou as formas de emoção de cada participante para mostrar, principalmente, que cada pessoa, é um ser único e por isso, exige também abordagem diferenciada. “Assim, levando para o lado do paciente psiquiátrico, é necessário estarmos atentos aos diversos perfis e bagagens que cada usuário apresenta”, detalhou a coordenadora da Corenf, enfermeira Zélia Lessa. Neste espaço, os profissionais puderam relatar situações de convivência e descobertas no ambiente psiquiátrico.
Segundo a residente de Enfermagem em Saúde Mental e uma das facilitadoras do treinamento, Ririslâyne Barbosa, o profissional de saúde bem preparado pode ajudar o paciente no enfrentamento de seus problemas, no relacionamento entre seus pares, no processo de ajustamento no que não pode ser mudado e no enfrentamento de seus bloqueios, através do diálogo e seus diversos tipos comunicação”, explicou.
Para Thaiane do Carmo, também residente em Saúde Mental e outra facilitadora da iniciativa, é por meio do encorajamento do usuário na exploração de seus sentimentos, que o profissional pode provocar mudanças comportamentais importantes no paciente.
De acordo, ainda, com Thaiane, algumas técnicas verbais irão encorajar o usuário a discutir seus próprios sentimentos e preocupações em profundidade, já outras ajudam a focar ou esclarecer o que está sendo dito. “O uso do silêncio, demonstração de aceitação na oferta de reconhecimento, expressão clara de disponibilidade para escuta e apoio a ele, bem como percepção, linguajar, senso de oportunidade, explorando assuntos trazidos por ele próprio, por exemplo”, pontuou.
Estavam presentes na turma de hoje, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e copeiros.