Enfermeiros e técnicos de Enfermagem do HEPR participaram de treinamento em PCR e RCP

O Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), através do setor de Educação Permanente promoveu na última sexta-feira (20) treinamento em atualização em PCR e RCP para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. A capacitação ocorreu no miniauditório Marily Granjeiro durante toda a manhã, facilitada pelas residentes em Urgência e Emergência, Rafaela Oliveira e Raquel Gouveia. “Os profissionais de enfermagem deparam-se constantemente no seu ambiente laboral, com situações que requerem uma atuação rápida, de forma a agir avaliando as prioridades, instituindo ações imediatas”, ponderou Rafaela Oliveira, esclarecendo, ainda, que as condutas realizadas a fim de restabelecer as atividades cardíacas e pulmonares dos pacientes em PCR necessitam de conhecimento técnico-cientifico por parte do profissional que atua nestas situações de emergência.

Para Raquel Gouveia, a evolução desta assistência deve se dá através de tratamentos breves e apropriados. Segundo ela, o atendimento da parada cardiorrespiratória é realizado em várias etapas, de forma a intervir rápida e eficazmente. O êxito das manobras adotadas depende fundamentalmente da chamada cadeia de sobrevida, que se constitui desde o reconhecimento da PCR até as medidas de ressuscitação que tem como função provocar a circulação sanguínea, decorrente da oxigenação de órgãos vitais e restabelecimento das funções cardíacas.

Diante de um paciente em PCR, os profissionais de saúde devem proceder às manobras de Reanimação Cardiopulmonar. A RCP é uma medida de extrema importância para minimização das sequelas, alívio do sofrimento e preservação da vida quando possível. Ela corresponde ao conjunto de medidas realizadas com a finalidade de promover a circulação de sangue oxigenado”, destacou, pontuando que aliado à capacitação, o bom atendimento depende da disponibilidade de materiais e equipamentos indispensáveis ao atendimento da vítima de PCR.

Após às observações téoricas, os cursistas também puderam praticar os ensinamentos vistos em aula.