O Núcleo de Combate do Tabagismo do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, neste sábado (01), na sala de espera da unidade hospitalar, um bate-papo de conscientização aos males provocados pelo tabaco em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.
Segundo o coordenador do Núcleo do HEPR, psicólogo Edilson Moura, dentre os benefícios de não ser fumante, está o de uma vida saudável. A exibição do vídeo “caminho da fumaça” também serviu de alerta aos usuários da unidade, que observaram com atenção os malefícios causados pelo cigarro. Além do filme, cartazes afixados no local também ilustraram a ministração. “O cigarro contém mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer de boca, faringe, laringe e traqueia, dentre outros”, destacou Moura.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. “A ação desse dia têm como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientes causados pelo tabaco”, salientou o psicólogo.