Teve início, ontem (04), a primeira turma do curso de PNH, promovido pelo setor de Educação Permanente do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), e ministrado pela assistente social, Sâmia Lemos. A capacitação que está sendo realizada na biblioteca, terá duração de 40 horas/aula e prossegue com três turmas nos meses de junho, julho e agosto. Destinado aos servidores da Unidade, o curso destaca a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. “Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde”, justifica a palestrante.
Para Sâmia, A PNH produz mudanças nos modos de gerir e cuidar, estimulando a comunicação entre gestores, funcionários e usuários na construção de situações coletivas de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto. “A ausência do respeito, ocasiona, muitas vezes, atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si”, arrematou.
O curso, pontuou também a importância do acolhimento adequado. ”Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias acessíveis às suas necessidades”, argumentou. Outro ponto abordado no treinamento foram os direitos dos usuários que são garantidos por lei, devendo os serviços de saúde, incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.
A continuidade dessa primeira aula será no dia 10 de junho no mesmo local. Já as próximas turmas acontecem nos dias 05 e 11 e 06 e 12 de junho.