São João Beleza animou tarde de quinta-feira para usuários e familiares

Usuários do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR) tiveram na última quinta-feira (14) uma tarde diferente e bem divertida com a realização da festa junina da unidade, com a presença de profissionais, estudantes, familiares e amigos dos pacientes. Além da tradicional quadrilha, o casamento matuto também foi celebrado com padre, a força da Polícia e tudo o mais o que uma cerimônia na roça tem direito: fuga do noivo e até voz de prisão.

De acordo com o diretor-geral do HEPR, psiquiatra Audenis Peixoto, o momento é importante no tratamento dos pacientes por proporcionar uma reabilitação, além de valorizar a tradição nordestina, que é o São João. Para o psiquiatra, é uma maneira também deles sentirem as emoções vividas lá fora, mesmo estando recolhidos para tratamento.

“Desde a abertura do Portugal Ramalho que realizamos festejos para proporcionar a ressocialização aos pacientes, porque isso é importante para a terapia deles. É uma alternativa de intervenção para cada um. Às vezes se mostra melhor do que a cura medicamentosa”, disse.

Para Edvânia Severo dos Santos, irmã de uma das pacientes, este é um dos momentos mais importantes para o acolhimento da irmã, porque ela sempre se diverte. A família faz questão de estar presente em todos esses instantes. “Ela fica muito feliz todas as vezes que tem festa aqui. É muito bom e importante esses espaços de interação com a família, com os demais pacientes. Fazemos questão de estar em todas essas oportunidades”, contou.

A festa contou com o trio pé-de serra Abanos do forró que cantou músicas das antigas, levando o público a dançar a tarde inteira. Com muita canjica, bolo de milho, munguzá e refrigerante, usuários e convidados puderam saborear a s delícias da época.

Além da gestão do HEPR, esteve presente, ainda, o reitor da Uncisal, professor Henrique Costa e a vice-reitora, professora Ilka Soares que também curtiram o forró ao som do trio. O reitor, inclusive, fez questão de dançar com funcionárias e estudantes.