Servidores participam de Terapia Comunitária Integrativa

Servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), participaram na manhã de hoje, (11), de roda de Terapia Comunitária Integrativa, desenvolvida pela psicóloga Clínica, Edvania Rocha e pela terapeuta comunitária e uma das coordenadoras do curso em Alagoas, Lourdes Santos. A atividade foi realizada no miniauditório Marily Granjeiro com duração de pouco mais de 1h de reflexões e debates acerca de uma temática previamente escolhida pelo grupo.  “A terapia se dá por meio de encontros interpessoais e intercomunitários com o objetivo da promoção da saúde através da construção de vínculos solidários, valorização das experiências de vida dos participantes, do resgate da identidade, da restauração da autoestima e ampliação da percepção dos problemas e possibilidades de resolução”, detalhou Lourdes, na aplicação da dinâmica. Segundo ela, a terapia comunitária busca o reconhecimento da importância de perceber o sujeito em seu contexto, como parte indissociável de uma rede de relações. “As experiências de vida e o conhecimento de cada um da roda devem ser partilhados, acreditando-se que os indivíduos  dispõem de mecanismos próprios para superar as adversidades”, explanou a psicóloga e também terapeuta, Edvânia Rocha. De acordo, ainda, com Edvânia, o projeto visa desenvolver, nos profissionais de saúde e nas lideranças comunitárias, as competências necessárias para lidar com os sofrimentos e demandas psicossociais, promovendo redes de apoio social.

Logo de início, foram formadas duplas, quando em revezamento, uma tinha a oportunidade de cuidar do outro, fazendo- o relaxar, promovendo sensação de bem-estar no colega. Logo em seguida, foi eleita a reflexão para debate do grupo, que versou sobre pais enfermos, o cuidado com os pais na doença, o processo vivenciado pelos filhos em momentos de agonia como esse. As pessoas foram relatando experiências idênticas, a fim de auxiliar e pontuar soluções para esse tipo de dificuldade. Ao final, grande confraternização possibilitou fortalecimento, confiança e união aos participantes.