Leo expõe tapetes de retalhos no hall do HEPR

Lenilda Maria da Conceição, a Léo, como carinhosamente é chamada pelos servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), teve hoje, (06), sua primeira exposição de tapetes de retalhos, realizada no hall do repouso médico. A iniciativa partiu da Vila Renascer, ala em que Léo está lotada, em parceria com a coordenação de Eventos da unidade hospitalar. São mais de 30 tapetes, todos confeccionados pela paciente, que já tem mais de 40 anos de internamento na unidade. Natural do município de Jacuípe, ela teve seu primeiro registro no HEPR em meados de 1970 e a partir de 1999 passou a residir no hospital.

De acordo com a assistente social da época de entrada da Leo na unidade, Mariana Braga, a usuária era considerada uma das mais hostis e agressivas da casa de saúde . Segundo Mariana, ela vivia nos quartos com grades, tremendo era o receio dos profissionais em manter contato com a paciente. “Em 1990, foram retiradas as grades e Leo começou a participar das terapias de grupo e foi, aos poucos, desabrochando seu talento com trabalhos manuais, como é o caso da confecção de tapetes”, declarou Braga, enquanto a paciente também costura os tapetes no local do evento.

A exposição traz tapetes para todos os gostos, de diversas cores e retalhos, excelente dica de presente para utilização em consultório psiquiátrico e médico de uma forma geral.

Na última visita do reitor, professor Henrique Costa, à unidade, na ocasião da Reitoria Itinerante, Leo o presenteou com um tapete de sua fabricação.