Usuários e familiares do HEPR recebem acolhimento do Projeto Rede

Usuários e familiares do Hospital Escola Portugal Ramalho ,(HEPR), e Ambulatório de Saúde Mental Dr. Alberto Magalhães –PISAM, passa a receber desde o mês de maio, assistência da clínica ampliada do Projeto Rede, apoiando e instrumentalizando as famílias quanto ao processo do cuidado em saúde mental com o objetivo de diminuir o sofrimento psíquico e reinternações psiquiátricas. “Nossa preocupação é incentivar a transferência do cuidado dos usuários para os serviços substitutivos, prioritariamente daqueles que mais demandam internações psiquiátricas e atendimento ambulatorial, bem como provocar a implantação de grupos de usuários do HEPR e PISAM”, explicou a assistente social e integrante do projeto, Derivalda Andrade, acrescentando, ainda, que está sendo realizado levantamento dos usuários que mais procuram internações psiquiátricas. “Com esses dados em mãos, iremos reunir familiares para identificar as causas das reinternações, elaborando relatório sobre as situações encontradas, mobilizando os responsáveis e pontuando as situações que necessitem de transferência do cuidado”, detalhou.

Segundo Derivalda, o projeto também busca a atualização do relatório do quantitativo de prontuários ativos existentes no PISAM, documento já iniciado em abril do ano passado, a formação de equipe multiprofissional do ambulatório, para organização de transferência do cuidado dos usuários do 1º, 5º e 8º distritos, bem como instituição de grupo de Trabalho para discussão e proposição de encaminhamentos e deliberações, manutenção do diálogo com os serviços componentes da Rede de Atenção Psicossocial, (RAPS), dentre outras designações, como definir e capacitar a equipe matricial em projeto terapêutico singular, genograma, Ecomapa, interconsulta e visita domiciliar conjunta.

As reuniões com usuários, estão acontecendo todas as segundas-feiras. Além de Derivalda, estão à frente do projeto, a assistentes sociais Sâmia Régia Rodrigues, Polianna Venâncio e a psicóloga Eugênia Palmeira.