O Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), recebeu hoje, (23), a visita de avaliadores para o recredenciamento da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, (Uncisal). Os professores apreciaram as dependências físicas da unidade hospitalar, iniciando pela recepção de entrada do paciente para internamento, buscando detalhes do trâmite até chegar à consulta psiquiátrica. Além da observação do local, eles também pontuaram informações com os profissionais responsáveis por cada departamento inspecionado.
Além dos setores de trabalho, levantando questionamentos da rotina do hospital, os avaliadores também compareceram às alas de internamento, observando número de leitos e ambientação dos usuários, assinalando aspectos como bem-estar, ventilação e mobília dos ambientes. Foram contemplados, ainda, nesta passagem dos avaliadores pela instituição, os auditórios, salas-de-aula, biblioteca, campo de futebol e cozinha, conhecendo o cardápio diário de servidores e pacientes. Também foi analisada, a Praça Chiquinho, que é um espaço comum dos usuários para realização de artes, dança, teatro, oficinas e jogos. Os professores reconheceram de forma positiva, as terapias desenvolvidas pelo setor de Recreação com os usuários.
A avaliação externa é realizada pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas, por meio de dois avaliadores vinculados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O processo inclui reuniões com a comunidade acadêmica e visitas às unidades assistenciais que integram a universidade.
Acompanharam o processo de visita, o diretor-geral do HEPR, psiquiatra Audenis Peixoto, diretora de Gestão Administrativa, Sônia Mara, Diretora Clínico-médica, Vânia Fontan, diretora docente assistencial, Edilma Acyoli e a coordenadora do núcleo de Enfermagem, Leni Calheiros.