NESMT cria Saúde Plena para assistência à saúde do servidor

O Núcleo Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, (NESMT), do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), criou desde o mês de março de 2018, o “Projeto Saúde Plena” com a proposta interdisciplinar de assistência à saúde do servidor. A ação recebe o acompanhamento de nutricionista, psicólogo, enfermeiro, médico, assistente social e outras atividades complementares.

Para a nutricionista responsável pelo projeto, Eurídice Farias, o objetivo é cuidar da saúde do servidor de forma integrada. “Auxiliando na manutenção e recuperação da saúde com plano de atenção às doenças crônicas não-transmissíveis,  de forma a prevenir, controlar e tratar as comorbidades   desencadeadas”, detalhou.

De acordo, ainda, com a nutricionista, a proposta está alcançando primeiramente os servidores que já estão cadastrados no banco de dados do NESMT. “Nossa preocupação inicial é ganhar servidores que apresentem superávit de peso associado a enfermidades como hipertensão, resistência insulínica, alterações na glicose e no colesterol”, explicou, acrescentando que, além desse quadro de pessoal já inscrito no NESMT, o projeto também está aberto a todos os colaboradores. “Basta apenas que o servidor sinalize seu interesse, através de assinatura do Termo de Consentimento Livre (TCLE) que esta sendo disponibilizado”, destacou.

Segundo Eurídice, o projeto será permanente e já tem atingido cerca de 10 servidores e apresentando uma evolução de perda de peso de até 10 quilos e uma média de 5cm de circunferência de cintura.