O tradicional Bloco Maluco Beleza, do Hospital Escola Portugal Ramalho pediu passagem, ontem ,(24) na sua 19ª edição, e foi atendido pela população que correspondeu em massa ao chamamento da unidade hospitalar. Quase três mil pessoas acompanharam a folia de Momo, ao som do frevo da Orquestra Santa Cecília, do município de Marechal Deodoro e da Banda fanfarra da cidade de Piranhas. O bloco percorreu as ruas circunvizinhas à instituição psiquiátrica, arrastando uma multidão, aos olhos curiosos de pedestres e de trabalhadores de empresas situadas na área, que largaram de lado os afazeres para ver o Maluco Beleza passar, com toda sua maestria. O Rei e Rainha do bloco, usuários da Unidade, eram sorrisos e simpatia em cima do carro alegórico.
Levando às ruas, a reflexão sobre o preconceito, ainda observado nos dias atuais, o tema deste ano foi “Saia dessa prisão sem grades, quebre seus preconceitos e brinque no Bloco Maluco Beleza”, frase escolhida pela usuária Lísia Rodrigues, da Vila Renascer. “Temos o objetivo de ressocializar os pacientes. Eles têm o mesmo direito de uma pessoa comum e nada como em uma época festiva, os usuários participarem das comemorações”, afirmou o gerente-geral do HEPR, psiquiatra Audenis Peixoto.
A grande novidade deste ano foi a presença de uma Jardineira, veículo aberto que transportou pacientes e colaboradores com problemas de locomoção, permitindo a viabilidade de todos à festa. “Com o propósito da reinserção social de todos os usuários junto aos colaboradores, estudantes, familiares e sociedade num movimento espontâneo”, arremata o psiquiatra. Para ele, o Bloco Maluco Beleza é um espaço de descontração, alegria e prazer, tanto para pacientes como para os que fazem o hospital, que aguardam ansiosos todos os anos, por esse momento.