Um grupo de profissionais italianos em Terapia de Reabilitação Psiquiátrica e mais um estudante, formando do curso de Medicina chegaram na última quarta, (23), a Maceió, através de convênio firmado com a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas, (Uncisal) com o Projeto de Cooperação Sanitária Brasil/Itália. O grupo vai permanecer por um período de 30 dias, na cidade, acompanhando projetos e programas realizados pelo Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), e outras unidades da Uncisal.
Os pesquisadores são egressos da Universidade Federal de Medicina e Cirurgia Saint Loui Gonzaga, localizada na cidade de Turim, na Itália. “Ficaremos por um tempo de três meses, no Brasil, tendo permanecido todo o mês de janeiro na Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, mais 30 dias no Piauí, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania e, para concluir nosso estudo, ficaremos de 21 de fevereiro a 21 de março em Alagoas. acompanhando, pontuando e observando as práticas psicossociais aplicadas pelo Estado”, explica um dos membros da equipe, Francesco Scavelli, terapeuta em Reabilitação Psiquiátrica.
Os intercambistas em Saúde Mental,estão no Brasil para estudar a aplicação da reforma psiquiátrica. “já observamos alguns diferenciais no universo psiquiátrico brasileiro em comparação ao nosso”, pontua Chiara Reggiani, terapeuta em Reabilitação Psquiátrica, outra profissional integrante da missão cientifica, lembrando que também assistirão às aulas de graduação e pós-graduação oferecidas pela Uncisal, que sejam de interesse da equipe visitante.
Segundo Reggiani, o compromisso da equipe está centrado em três eixos prático-teóricos, que são especificamente a Desospitalização, Reabilitação e Dependência Química.
O grupo é formado pelos terapeutas em Reabilitação Psiquiátrica, Francesco Scavelli, Chiara Reggiani e Daniele D` Ursi, e mais o estudante de Medicina, Alberto Gerlo.