Servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), participaram hoje, (01), de palestra promovida pela Direção de Gestão de Pessoas, (DGP), através do setor de Educação Permanente trazendo o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), para falar sobre notificação de transtorno mental relacionado ao Trabalho. A ministração, realizada pelas técnicas do Cerest, Patrícia Souza e Annaline Maia, aconteceu durante todo o dia, no Auditório Rosimeire Rodrigues abordando pontos vinculados a acidentes e doenças, bem como as subnotificações desses transtornos.
Para a psicóloga Patrícia Souza, os acidentes de trabalho devem ser analisados sob todos os aspectos. “Os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Atualmente, as altas taxas de acidentes e doenças têm apresentado crescimento nas subnotificações em comparação a 2014, que registrou apenas 04 casos”, relatou, acrescentando que acidente de trabalho é todo “acontecimento súbito ocorrido no exercício de atividade laboral, independente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador, e que acarreta dano à saúde, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa, morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” A palestrante especificou, ainda, a diferença sobre doença do Trabalho, doença Profissional e Acidente de Trajeto que se caracteriza por ser aquele que ocorre no percurso entre a moradia e o destino ao trabalho. “Todos os acidentes que acontecerem no ambiente de trabalho precisam ser notificados junto ao Cerest, para que seja feita a investigação e com o esclarecimento das causas possam ser evitados novos acidentes de trabalho, evitando assim prejuízos para todas as partes envolvidas”, apontou a psicóloga.
O Cerest é responsável por investigar os acidentes ocorridos em ambientes de trabalho e implantar medidas que evitem que o mesmo tipo de acidente se repita, além de prevenir para que novos casos aconteçam. Por isso, os profissionais do Centro, oportunizam este treinamento para o HEPR que é considerado unidade sentinela de notificação de transtornos.