Cerest realiza palestra sobre notificação de transtorno vinculado ao Trabalho

Servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), participaram hoje, (01), de palestra promovida pela Direção de Gestão de Pessoas, (DGP), através do setor de Educação Permanente trazendo o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), para falar sobre notificação de transtorno mental relacionado ao Trabalho. A ministração, realizada pelas técnicas do Cerest, Patrícia Souza e Annaline Maia, aconteceu durante todo o dia, no Auditório Rosimeire Rodrigues abordando pontos vinculados a acidentes e doenças, bem como as subnotificações desses transtornos.

Para a psicóloga Patrícia Souza, os acidentes de trabalho devem ser analisados sob todos os aspectos. “Os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Atualmente, as altas taxas de acidentes e doenças têm apresentado crescimento nas subnotificações em comparação a 2014, que registrou apenas 04 casos”, relatou, acrescentando que acidente de trabalho é todo “acontecimento súbito ocorrido no exercício de atividade laboral, independente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador, e que acarreta dano à saúde, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa, morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” A palestrante especificou, ainda, a diferença sobre doença do Trabalho, doença Profissional e Acidente de Trajeto que se caracteriza por ser aquele que ocorre no percurso entre a moradia e o destino ao trabalho.  “Todos os acidentes que acontecerem no ambiente de trabalho precisam ser notificados junto ao Cerest, para que seja feita a investigação e com o esclarecimento das causas possam ser evitados novos acidentes de trabalho, evitando assim prejuízos para todas as partes envolvidas”, apontou a psicóloga.

O Cerest é responsável por investigar os acidentes ocorridos em ambientes de trabalho e implantar medidas que evitem que o mesmo tipo de acidente se repita, além de prevenir para que novos casos aconteçam. Por isso, os profissionais do Centro, oportunizam este treinamento para o HEPR que é considerado unidade sentinela de notificação de transtornos.