Maluco Beleza pede passagem pelas ruas do Farol

Em todas as edições, há 28 anos, com a mesma alegria de arrepiar, o Bloco Maluco Beleza desfilou na última quinta-feira, (03),  pelas principais ruas do Farol, circunvizinhas ao HEPR.  Com a temática “Sou louco porque vivo no mundo que não merece minha lucidez”, o desfile ia pedindo passagem e arrastando foliões de toda a parte da cidade. Além dos usuários e familiares, profissionais, estudantes e comunidade embalavam seus corpos suados, numa temperatura de quase 40 graus, ao som das marchinhas mais tocadas na festa de momo. O Rei Momo José Anderson da Oficina da Mente e a Rainha do Carnaval, Rosângela da Nossa Casa puxaram o bloco com maestria e um largo sorriso no rosto. Um ônibus transportava pacientes com problemas de locomoção de janelas bem abertas para todos contemplarem o colorido e animação dos foliões. Comerciantes e trabalhadores da região pararam suas atividades  e correram à porta para prestigiar a passagem do tradicional Maluco Beleza.

Para o diretor-geral da unidade, psiquiatra Audenis Peixoto, a participação dos pacientes num evento como o carnaval, agrega inclusão por ser entretenimento, em uma uma festa que é comemorada em todo o Brasil. “Os moradores das proximidades nos respeitam muito, e quando o nosso bloco passa pelas ruas, nos sentimos acolhidos”, contou.
A Escola de Samba Girassol que neste ano vai abordar a alagoana Nise da Silveira, a grande mestra da Psiquiatria, participou do desfile mostrando a desenvoltura do seu bumba-meu-boi.  O Maluco beleza também vai abrilhantar o desfile da Girassol no dia 10 de fevereiro com a ala do Portugal Ramalho. E, juntamente à bateria, um trio elétrico, um fusca e uma corda que fazia o isolamento dos pacientes que desfilavam a pé, compuseram a caminhada do bloco pelos arredores do hospital. No trajeto, distribuição de muita água e refrigerante para os foliões.