A Direção de Gestão de Pessoas, (DGP), abriu hoje pela manhã (05), no miniauditório Marily Granjeiro, a semana de homenagens à mulher servidora do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), com a palestra ” Saude Mental da Mulher no Trabalho”, ministrada pela psicóloga Xislaine Correia. O ciclo de atividades faz referência a 08 de Março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Segundo a palestrante, o processo da Saúde Mental da mulher vem assumindo diferentes contornos em espaços e períodos históricos distintos. “O fortalecimento de ideias que vinculam saúde à qualidade de vida determinado por hábitos saudáveis, devem prevalecer no ambiente de Trabalho”, disse a psicóloga. Para ela, as diferenças de gênero também incidem sobre a forma de adoecer. Segundo Xislaine, algumas doenças são desenvolvidas especificamente em decorrência do estresse crônico no Trabalho, como a Síndrome de Burnout, a Depressão, Doenças da Pele, Ansiedade aguda, Síndrome do Pânico e transtornos alimentares que tendem a surgir em situações conflituosas ou mal-resolvidas no ambiente de Trabalho. A palestrante apresentou, ainda, patologias socio-organizacionais ou sinais nocivos ao servidor quando o espaço laboral está tenso ou em desarmonia. “Tudo provém de um bom ou mau relacionamento interpessoal, da resiliência emocional de cada um, de como nos comportamos como o colega do lado e de nossas atitudes frente às resoluções que precisamos tomar”, pontuou.
Para uma interferência positiva de questões problemáticas no Trabalho, a palestrante também enumerou ações que os gestores podem fazer para promover qualidade de vida dos seus subordinados, a exemplo do respeito, do reconhecimento, do pagamento de um justo salário e de uma distribuição de papeis considerando os limites e responsabilidade de ambas as partes.
A DGP dá continuidade à Semana da Mulher até a próxima sexta-feira com palestras sobre empoderamento feminino, notificação de violência contra a mulher, dança e sorteio de brindes.