A Esquizofrenia, seus delírios e alucinações é o tema central do filme de autoria do psiquiatra e gerente clínico do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), que será lançado no dia 26 de abril, às 20h, no Teatro do Colégio Marista. Ana Bela: a princesa de Galles é uma média-metragem baseado em história real de uma paciente psiquiátrica esquizofrênica de meia-idade, interna há pelo menos duas décadas na Unidade Hospitalar.
Com as locações realizadas nas dependências da instituição, o filme de aproximadamente 40 minutos, filmado no período de outubro a dezembro de 2009, conta com elenco amador, público dos setores administrativo, Clínico, Segurança, Serviços Gerais, bem como estagiários e acadêmicos do hospital. “Estamos expondo o lado narcísico, fantástico, delirante e calmo das pessoas atormentadas pela esquizofrenia”, destaca o médico-cineasta.
Em seus momentos de crise, a personagem inspiração do filme, é rica, filha do governador do Estado, tem em média idade de 20 anos e é noiva do príncipe do Reino Unido. “Bella, morou cerca de 20 anos no HEPR e faleceu aos 82 anos, sendo velada no auditório da Unidade e enterrada com caixão de decoração dourada, já que a mesma, em seus delírios, possuía muito ouro, por pertencer à família abastada”, explica Mário Jorge.
Além de autor, o psiquiatra também é roteirista e produtor do filme que, além dos protagonistas, comporta mais de 65 figurantes fazendo o papel dos pacientes acometidos de transtornos mentais.
De acordo com Mário Jorge, o filme tem objetivo educativo e deve percorrer, principalmente, faculdades de Medicina, Psicologia e Enfermagem, a fim de servir como reforço na disciplina de psiquiatria estudada nesses cursos.