O Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) através do Núcleo de Artes Everaldo Moreira apresenta a quarta edição da encenação da Paixão de Cristo. O grupo composto por mais de 60 atores entre principais e figurantes é formado por usuários de todas as alas da instituição. Em cinco cenários confeccionados pelo artista plástico Ismael Lins, voluntário da Unidade Hospitalar, o evento vai acontecer no dia 31 de março, às 18h30, na Praça Chiquinho. Servidores da Unidade estão comprometidos com a direção, roteiro, narração, sonoplastia e cenografia do espetáculo.
De acordo com o psicólogo e coordenador do setor de Recreação, João Neto, todos os esforços são divididos entre a equipe. Não há parceria nem apoio comercial. “A idéia da peça surgiu do grupo, que percebeu a necessidade de situar os nossos pacientes a uma data significativa para a sociedade cristã, que é a Semana Santa, quando são celebrados o sofrimento e a ressurreição de Cristo”, justifica ele, destacando que essa é uma ação de ressocialização para os usuários.
Segundo o gerente geral da Instituição, Audenis Peixoto, alguns aspectos estão mais bem-estruturados em relação aos anos anteriores como o detalhamento dos painéis, que mostram a base da ressurreição, pontuando as pedras e o caminho da peregrinação de Jesus, bem como o horizonte no momento da ressurreição.
Para a composição do espetáculo, os personagens são definidos segundo o nível de consciência e perfil de cada usuário. “Para os papéis dos 12 apóstolos e de Jesus, por exemplo, todos os selecionados pertencem ao Centro de Atenção ao Álcool e outras Dependências (CEAAD)”, indicou o gerente.