HEPR apresenta trabalhos selecionados na mostra PNH 2022

O Hospital Escola Portugal Ramalho ( HEPR), unidade assistencial da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) apresentou hoje (07), dois projetos selecionados na VI MOSTRA de Ações da Política de Humanização em Alagoas, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde ( Sesau).

*Café com as Direções*

Um dos projetos escolhidos foi ” Café com as Direções” de autoria da Direção de Gestão de Pessoas, em parceria com a Direção Geral e núcleo de Humanização do HEPR.
A ideia surgiu como continuidade do ” Projeto Boas Práticas de Gestão ” visando promover ações de melhoria dos fluxos internos de trabalho e melhor comunicação entre as equipes. ” A proposta é pautada na Gestão compartilhada, em uma escuta qualificada e consiste em encontros periódicos com servidores dos setores e alas junto às Direções” , ressaltou a coordenadora de Humanização do HEPR, Sâmia Lemos, destacando, ainda, a valorização do Trabalho e do trabalhador com a aproximação da gestão na busca de solução das situações relacionadas à rotina de trabalho.
Com uma metodologia ativa, onde o sujeito principal é o trabalhador, já são muitos os resultados colhidos, a exemplo do conhecimento amplo das problemáticas que acontecem nas diversas áreas do hospital, possibilitando, assim, melhoria no ambiente de trabalho, com uma integração mais harmoniosa entre os setores, bem como a socialização das ações da gestão aos trabalhadores.
Apresentaram o projeto, a coordenadora do Núcleo de Humanização, assistente Social Samia Lemos e a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, enfermeira Juliana Taveiros.

*Saúde Mental e Bucal: como se relacionam?*

O segundo projeto contemplado na VI Mostra da PNH foi “Saúde Mental e Bucal; como se relacionam?”.
A iniciativa parte da identificação da equipe do PISAM, ambulatório de egressos do HEPR, da necessidade de trabalhar, informações específicas e interrelacionadas de saúde mental com os usuários, baseada numa perspectiva multidisciplinar. “Realizamos as ações na sala de espera do PISAM, formando rodas de conversa, escuta qualificada e troca de experiências entre os usuarios” explicou a farmacêutica Rita de Cássia Moura, uma das idealizadoras do projeto.
Apresentaram o projeto, a farmacêutica Rita Moura e a assistente Social do PISAM, Pollyana Venâncio.
O HEPR também já teve o projeto ” Pit stop da Saúde Mental”, selecionado em 2021.