A Comissão de Revisão de Prontuário (CRP) se reuniu na semana passada para discutir e avaliar o atendimento dos profissionais do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) a partir do Formulário de Análise Qualitativa dos Prontuários. O documento foi elaborado pela CRP com o objetivo de estabelecer, recomendar normas de registro do atendimento de forma ética. “O prontuário é um instrumento indispensável para o acompanhamento do paciente dentro de unidade de Saúde e igualmente importante para o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão”, fundamenta a integrante da Comissão, psicóloga Ana Márcia Ribeiro.
O manual, que está disponível em todas as alas, setores e biblioteca da instituição teve sua comissão formada há mais de uma década, em atendimento à resolução 275/00 do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), que nomeou uma equipe multidosciplinar para a CRP. “O tempo de permanência da comissão foi determinado para um período de um ano, houve afastamento de alguns membros, entretanto, vem sendo mantida pela atual Gestão Geral, Audenis de Aguiar Peixoto e pelo gestor Clínico .Mário Jorge Feijó, devido à credibilidade e contribuição do trabalho desenvolvido nesta instituição, arremata Ribeiro.
Segundo a integrante, a comissão participou de Capacitação de Arquivo Médico promovido pelo Sindhospital (Sindicato dos Hospitais de Alagoas) com o objetivo de adquirir informações para a estruturação das atividades e reuniões com representantes do Ministério Público e técnicos das equipes que lidam com os prontuários dos pacientes.
“Definimos e adaptamos à realidade do hospital os impressos mais utilizados ao prontuário, baseados nos modelos existentes; suprimimos o antigo termo de responsabilidade pelo internamento do paciente, substituindo-o pela Autorização de Internamento Voluntário ou Involuntário, de acordo com a Lei da Reforma Psiquiátrica nº 10.216 de 06 de abril de 2001, em vigor”, esclareceu Ana Márcia. Ela explica, ainda, que o conteúdo dos prontuários analisados e o resultado dos erros detectados são transcritos e enviados aos respectivos profissionais para que tomem conhecimento e colaborem com a manutenção.
.