Equipe da Ala Nova Vida do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) visitou nesta terça (22) o Hospital Ortopédico como ação de apoio matricial na área odontológica, visando a um suporte técnico mais abrangente no tratamento bucal de usuários com comorbidades específicas que não favorecem na hora do atendimento.
“Buscamos uma retaguarda assistencial com uma abordagem integral, compartilhando casos de pacientes que necessitam de um acompanhamento odontológico especial, por não serem pacientes colaborativos durante a assistência realizada no consultório odontológico do HEPR”, explicou a enfermeira Givânya Bezerra, representante da Nova Vida.
Segundo Givânya, as experiências levadas ao Ortopédico são circunstâncias mais delicadas, quando existe a necessidade de sedação durante o procedimento, por exemplo. “Serão encaminhados, inicialmente, para avaliação, um paciente com autismo que não permite a realização do tratamento no HEPR e um outro usuário com retardo mental que também dificulta o procedimento em nosso consultório”, explicou.
De acordo com a enfermeira, o ato de acolher esses usuários externamente se deu após observação conjunta com o cirurgião-dentista do Portugal Ramalho, Carlos Eduardo Miranda, quando constataram a necessidade de intervenções imediatas para essas situações de vulnerabilidades individuais. “Por isso, procuramos um direcionamento para o serviço que melhor atenda as reais necessidades de cada paciente”, ponderou.