Servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) receberam hoje, (17), pela manhã, no miniauditório Marily Granjeiro, equipe da Secretaria de Estado da Saúde, através do Centro de Informação Estratégica e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) para detalhar relatório situacional sobre o coronavírus em Alagoas. A Sesau informou que as coletas de amostras de casos suspeitos devem ser enviadas ao Laboratório Central de Alagoas (LACEN/AL) para serem encaminhadas ao Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz. Além de relatar os sintomas da patologia, também orientou a quem apresentar sinais e sintomas característicos e que possuam histórico de viagem recente a um dos 16 países com casos do vírus (China, Japão, Irã, Vietnã, Camboja, Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália e Malásia) que procure atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência.
Segundo a cordenadora do CIEVS, Waldinéia Maria, o HEPR deve buscar treinamento para aos profissionais para coleta laboratorial e também construir um planejamento para atendimento aos pacientes do coronavirus. Após a exposição, servidores da unidade formaram um GT para definir ações, fluxo de notificação e coleta de amostras. Segundo, ainda, Waldinéia, Alagoas registrou até o momento, apenas um caso confirmado da doença. Estiveram presentes à ministração, diretor-geral e psiquiatra, Audenis Peixoto, diretora clínica, psiquiatra Vânia Fontan, bem como assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além de outros servidores.
De acordo com a SESAU, o Plano de Contingência do Estado de Alagoas para o novo coronavírus foi elaborado desde o início de fevereiro e vem sendo divulgado para os serviços de saúde, informando que em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o CIEVS/AL pelos telefones (82) 3315-2059 ou 0800 284 5415, em horário comercial (todos os dias) ou pelo (82) 98882-9752 (com atendimento 24h). Também é possível entrar em contato pelo email notifica@saude.al.gov.br.
A iniciativa foi uma parceria do setor de Direção Geral, Clínica, Administrativa, Gestão de Pessoas, Educação Permanente e Coordenação de Enfermagem.