Portugal Ramalho recebeu o CIEVS para falar sobre COVID19

Servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) receberam hoje, (17), pela manhã, no miniauditório Marily Granjeiro, equipe da Secretaria de Estado da Saúde, através do  Centro de Informação Estratégica e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) para detalhar relatório situacional sobre o coronavírus em Alagoas. A Sesau informou que as coletas de amostras de casos suspeitos devem ser enviadas ao Laboratório Central de Alagoas (LACEN/AL) para serem encaminhadas ao Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz. Além de relatar os sintomas da patologia, também orientou a quem apresentar sinais e sintomas característicos e que possuam histórico de viagem recente a um dos 16 países com casos do vírus (China, Japão, Irã, Vietnã, Camboja, Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália e Malásia) que procure atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência.

Segundo a cordenadora do CIEVS, Waldinéia Maria, o HEPR deve buscar treinamento para aos profissionais para coleta laboratorial e também construir um planejamento para atendimento aos pacientes do coronavirus. Após a exposição, servidores da unidade formaram um GT para definir ações, fluxo de notificação e coleta de amostras. Segundo, ainda, Waldinéia, Alagoas registrou até o momento, apenas um caso confirmado da doença. Estiveram presentes à ministração, diretor-geral e psiquiatra, Audenis Peixoto, diretora clínica, psiquiatra Vânia Fontan, bem como assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além de outros servidores.

De acordo com a SESAU, o Plano de Contingência do Estado de Alagoas para o novo coronavírus foi elaborado desde o início de fevereiro e vem sendo divulgado para os serviços de saúde, informando que em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o CIEVS/AL pelos telefones (82) 3315-2059 ou 0800 284 5415, em horário comercial (todos os dias) ou pelo (82) 98882-9752 (com atendimento 24h). Também é possível entrar em contato pelo email notifica@saude.al.gov.br.

A iniciativa foi uma parceria do setor de Direção Geral, Clínica, Administrativa, Gestão de Pessoas, Educação Permanente e Coordenação de Enfermagem.