HEPR comemora dia da Mulher com palestra da Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha em Alagoas, representada pela subcomandante do grupo, capitã Cristina Pinheiro, esteve presente hoje (04) no Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR) para ministrar palestra com o foco na Violência Contra a Mulher. A atividade que é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março foi realizada pelo Núcleo de Eventos da unidade hospitalar.

Em sua fala, a capitã explanou sobre a função, objetivos e ações da Patrulha Maria da Penha. “Trata-se de uma unidade policial militar capacitada para executar ações do Programa de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, por meio de visitas regulares, em dias e horários diversos, às mulheres vítimas de violência, as quais tem a posse da Medida Protetiva de Urgência”, explicou.

As ações  da Patrulha Maria da Penha destinam-se a atender especificamente os casos que a Lei considera violência doméstica e familiar contra a mulher, em razão da vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero. A Patrulha realiza suas ações a partir do encaminhamento da medida protetiva de urgência pelo Poder Judiciário.A fiscalização de medidas protetivas de urgência, por meio de visitas preventivas às residências das mulheres beneficiadas e dos ofensores;

Dentre as atribuições da Patrulha, estão a fiscalização de medidas protetivas de urgência, por meio de visitas preventivas às residências das mulheres beneficiadas e dos ofensores; atendimento qualificado emergencial mais célere, pois a mulher atendida possui o contato telefônico direto da guarnição, podendo tirar suas dúvidas ou acionar o 190 em caso de emergência; pacificação de conflitos, podendo atuar como mediadora e aconselhar os envolvidos para a solução de problemas no âmbito doméstico e familiar, bem como Atendimento qualificado assistencial, orientando a mulher vítima quanto a seus direitos e à rede assistencial existente, podendo encaminhá-la para os órgãos de proteção e atendimento necessários.

Ao final da palestra, público e convidados participaram de lanche coletivo.