HEPR em parceria com o SAMU realizam capacitação em urgências psiquiátricas

Com a proposta de tornar mais qualificada a assistência prestada pelo SAMU, a Central Maceió promoveu ministração de capacitação em Urgências Psiquiátricas com a sua primeira turma, na última terça-feira, (07), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP), no bairro do Farol. A atualização foi realizada em parceria com o Hospital Escola Portugal Ramalho.

De acordo com Luiz Antonio Mansur, coordenador do NEP da Central Maceió, o curso serviu para aprimorar as técnicas e os conhecimentos dos profissionais do Samu e fazer uma aproximação com a equipe do Hospital Escola Portugal Ramalho.

Para o psiquiatra do HEPR, Diogo Ciríaco, faz-se importante apresentar as etapas de pacientes em crise, a agitação psicomotora, o comportamento suicida e os casos clínicos envolvendo o abuso de álcool e outras substâncias psicoativas.

Outra abordagem que chamou bastante atenção dos cursistas foi a   prática da contenção mecânica, técnica utilizada para imobilizar os pacientes em crise.

O curso se estende a mais dois módulos que serão realizados no período de 14 a 21 de maio, no auditório do NEP da Central Maceió, no bairro do Farol com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Somente nos primeiros quatro meses de 2019 foram feitos 693 atendimentos psiquiátricos pelo Samu Alagoas, sendo 447 pela Central Maceió e outras 246 pela Central Arapiraca.