O tradicional Bloco Maluco Beleza, do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), desfila na quinta-feira (21), a partir das 15h30min, pelas ruas adjacentes à unidade hospitalar. Há 28 anos, os usuários do hospital vestem suas fantasias para pular no animado bloco carnavalesco.
Familiares, funcionários, convidados de outras instituições e moradores da circunvizinhança juntam-se à diversão, formando um montante de aproximadamente 3 mil foliões, numa média dos últimos anos.
O som do frevo anima o bloco que tem como carro-chefe, a derrubada do preconceito aos usuários de transtornos mentais. “Vocês riem de mim por ser diferente e eu rio de vocês por serem todos iguais”, disse a usuária Fernanda Néris, escolhida Rainha da Primavera, na tarde de ontem, (11). Fernanda é interna da ala Vila Renascer. Já o usuário da ala Oficina da Mente, Alexandre Inácio, foi o mais votado para a escolha do Rei Momo.
O diretor-geral do HEPR, psiquiatra Audenis Peixoto, disse que ao todo são mais de 160 pacientes que vão participar desse momento. “Além do resgate da autoestima, atividades assim ajudam a situá-los no tempo e no espaço, trabalhando, principalmente, a ansiedade e a reinserção”, afirmou. Além dos pacientes, familiares, estudantes, residentes e comunidade também são esperados.
O veículo Jardineira também se transforma em grande atração, já que transporta usuários e servidores do hospital, com dificuldades de locomoção, em todo o percurso.
As camisas serão distribuídas gratuitamente para os servidores, a partir de 13h. A participação é franca.