O Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), trabalha de maneira interativa, compartilhando informações e oferecendo espaço de discussões no tocante ao seu gerenciamento. Exemplo disso, é ter sido o primeiro hospital público a criar seu Conselho Gestor, que já existe há quase quatro anos, na instituição.
De forma contínua, a Unidade organiza, semanalmente, reuniões de caráter geral, tendo como mediador, o gerente-geral, psiquiatra Audenis Peixoto, debatidos também, os problemas de ordem clínica, reunindo coordenadores e representantes de Alas, sendo encaminhada pelo gerente médico clínico, psiquiatra Mário Jorge Calheiros. Conta-se, ainda, com os encontros regulares com o gerente de Gestão, Manoel Dantas e, por fim, as reuniões administrativas, tendo à frente o administrador da instituição, Petrúcio Costa, que ouve com atenção os problemas e direciona soluções ao setor competente com grande presteza e agilidade.
Segundo o psiquiatra Audenis Peixoto, o objetivo das discussões internas se caracterizam, principalmente, por solucionar carências, pendências setoriais, bem como receber sugestões da equipe, pontuar os avanços e, sobretudo, como forma de prestação de contas das ações desenvolvidas.