Semana da Enfermagem e do Serviço Social discutiu ética profissional

Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas instituições e foi tema de palestra, ontem, (15), nas comemorações da Semana de Enfermagem e Serviço Social, ministrada pela psicóloga clínica, Maria Mariana Gaia. A iniciativa que é da Direção de Gestão de Pessoas e Coordenação de Eventos do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), versou em discussão ampla sobre a conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto do cotidiano, quanto da própria instituição. “São atributos essenciais para o alcance da excelência profissional. Não basta apenas estarmos em constante aperfeiçoamento para conquistarmos credibilidade. Devemos ter, sobretudo, uma postura ética. Através dela ganhamos confiança e respeito de superiores, colegas de trabalho e demais colaboradores”, destacou a palestrante.

Para a psicóloga, o profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. “A ética profissional proporciona ao colaborador um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que devem conduzir o seu comportamento e tomada de decisões”, enfatizou.

Mariana pontuou, ainda, modelos de boa conduta profissional, a exemplo da responsabilidade, integridade nas ações, meritocracia, humildade e comprometimento. “É indispensável manter a transparência nas atividades exercidas, ser honesto não somente com o gestor, mas com os demais profissionais, garantindo que todos sejam influenciados positivamente com seu trabalho, de forma direta ou indireta”, arrematou.

Em seguida, as homenagens aos profissionais da Enfermagem e do Serviço Social, com direito a canções, reconhecimento e presentes. A aula de zumba também movimentou a atividade, fazendo os servidores se mexerem, acompanhando os passos coordenados do professor Ayrton Robert. Ao final, lanche coletivo, com bolo, doces, salgados e refrigerante em mesa toda decorada pela Coordenação de Eventos.

Estavam presentes ao evento, a diretora Clínica-médica, Vânia Fontan, diretora de Gestão Administrativa, Sônia Mara e a diretora docente assistencial, Edilma Acioly.