HEPR abre comemorações alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco

A comissão de controle do Tabagismo do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR) realizou hoje, (10), no Auditório Rosimeire Rodrigues, debate sobre os malefícios decorrentes do uso do cigarro em homenagem ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Sob a temática “Tabaco e doenças do coração”, palestra ministrada pelo cardiologista Aliomar Lins, foi visto que  cigarro é o maior responsável pelo surgimento de doenças cardiovasculares. “O uso frequente do cigarro contribui para o surgimento de doenças coronarianas e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que são as principais causas de morte no mundo”, enfatizou o médico.

De acordo com a coordenadora do programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde, (Sesau), Vetrúcia Teixeira, neste ano, o Dia Mundial sem Tabaco coincide com diversas iniciativas e oportunidades destinadas a enfrentar a epidemia do tabaco e seu impacto na Saúde Pública. “O tabagismo provocou a morte de sete milhões de pessoas em todo o mundo, das quais, cerca de 900 mil não-fumantes  morreram na condição de fumante passivo”, destacou.

O psicólogo Edilson de Souza, coordenador da comissão do Tabagismo no HEPR, pontuou avanços e também dificuldades na implementação da política de erradicação do fumo na unidade hospitalar, com auditório formado por servidores e usuários que ao final de cada intervenção também puderam interagir e tirar dúvidas sobre o tratamento para abandono do cigarro, oferecido pela comissão.

Estiveram presentes ao encontro, o reitor da Uncisal, prof. Henrique Costa, diretor-geral do HEPR, Audenis Peixoto e diretora de Gestão Administrativa, Sônia Mara.