HEPR lançou documentário sobre Nise da Silveira rodado nas dependências da unidade

O Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), realizou na última quinta-feira ,(26), no Auditório Rosimeire Rodrigues, o lançamento do documentário Nise da Silveira, produzido pelo jornalista Rafael Alves e radialista Fernando Peron, idealizadores do canal Contando Alagoas, no Youtube. O vídeo que foi totalmente rodado nas dependências do Portugal Ramalho, teve duração de 10 minutos e apresentou o modo revolucionário da psiquiatra no tratamento aos pacientes de transtornos mentais. Pontuou as ideias pioneiras e desbravadoras de Nise quando olhava para o seu cliente, (assim já chamava seus pacientes), como pessoas capazes de construir, defendendo a arte como principal ferramenta de reintegração de pacientes chamados “loucos”.

O programa, pontuou, ainda, a sua paixão por gatos e cães.  A psiquiatra considerava esses bichos como co-terapeutas,  utilizando-os como forma de tratamento com os usuários.  Os apresentadores também mostraram a perseguição que sofreu Nise que chegou a ser presa em razão dos seus métodos ousados para a época. “Essa mulher se rebelou contra a psiquiatria que aplicava violentos choques para “ajustar” pessoas e propôs um tratamento humanizado, que usava a arte para reabilitar os pacientes”, destacou o jornalista Rafael Alves, um dos idealizadores da proposta, em conversa aberta com a plateia.

No evento, o técnico de Enfermagem aposentado do HEPR e também poeta Pedro César ministrou um recital de poesias de sua autoria, aproveitando para relatar um pouco da sua vivência no hospital, quando por algum tempo passou de servidor a usuário, por causa da dependência química.  A outra atração do dia ficou por conta da assistente-administrativo Sônia Brasil, que também passou pela experiência de servidora a usuária do Portugal Ramalho. Sônia adentrou o auditório soltando a voz entoando belas canções, recebendo aplausos de pé do público, colegas e usuários da unidade hospitalar.

Para quem perdeu o lançamento no HEPR, o documentário pode ser conferido no Youtube, no Canal Contando Alagoas. Os comunicadores fecharam a promessa de gravar até agosto deste ano, o vídeo sobre a história do Hospital Portugal Ramalho. A iniciativa do lançamento foi da Assessoria de Comunicação e do Núcleo de Atividades Desportivas (NADES) do HEPR, em parceria com a Direção de Gestão Administrativa e de Gestão de Pessoas.