Café da manhã, música e sorteio de brindes marcaram o Dia da Mulher no HEPR

Servidoras do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), celebraram hoje, (08), o Dia Internacional da Mulher com música, sorteio de brindes, palestra sobre o empoderamento feminino e uma mesa farta de café da manhã compartilhado com sucos, bolo, frutas, salgados e doces formando parte do cardápio matinal, oferecido pela Direção de Gestão de Pessoas, (DGP). A homenagem, que foi realizada no hall externo do Auditório Rosimeire Rodrigues se apresentou como um motivo de muita alegria para as servidoras.

A reflexão, comandada pela enfermeira e professora Zélia Lessa, fez uma retrospectiva dos avanços e percalços que a mulher ainda precisa percorrer, a exemplo da igualdade de salário para os gêneros. “A realidade nos mostra que a mulher buscou muito se igualar ao homem em termos de direitos sociais, mas isso ainda não se concretizou, até porque essa não era talvez a maior questão a ser superada. Porém, importantes avanços nesse processo foram dados, principalmente em relação à independência econômica, ao seu modo de vida. Para a professora, não é na igualdade com o homem que a mulher deve buscar sua realização, mas, na diferença, guardando sua essência feminina, sem adquirir o embrutecimento natural do homem. A especialista fez citação a Simone de Beauvoir com seu famoso livro “O Segundo Sexo”, quando a autora explicita que somente a partir do momento em que a mulher deixa de ser dependente e seus afazeres extrapolam o lar, é que ela passa a adquirir o reconhecimento por interferir diretamente no desenvolvimento do país.

Em uma interatividade com o público feminino, a palestrante também cantou e recitou poemas enaltecendo as variadas formas de vida das mulheres nos dias de hoje. Ao final, Lessa fez um reconhecimento póstumo ao trabalho das profissionais que passaram pela unidade hospitalar e deixaram seu marco de coragem, como Vera Rocha e Violeta. Lembrou, também, da bravura e ativismo da enfermeira Noraci Pedrosa e Selma Bandeira que morreram em decorrência de acidente automobilístico em plena busca de seus direitos.

Estiveram presentes ao tributo, a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uncisal, Margareth Tavares e a diretora de Gestão do HEPR, enfermeira Sônia Mara, além de coordenadores, estudantes e servidoras em geral.