Dança circular fez parte das homenagens da semana da Mulher do HEPR

Apaixonada pela atividade, a médica homeopata, Maria Almeida trouxe ontem, (06), para servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), a desenvoltura da dança circular. A iniciativa que é da Direção de Gestão de Pessoas, (DGP), intermediou a prática que é considerada como meditação, além de apresentar benefícios à saúde.

Antes do início da performance, a instrutora explicou o que é o movimento e a cada música, ela foi ensaiando os passos com detalhes para o envolvimento completo do público. “A dança circular era uma meditação em movimento: unindo a comunidade em torno de um mesmo propósito, conectando com algo mais profundo do que uma dança de palco”, explicou. O repertório apresentou danças mais antigas e também mais contemporâneas. “Existem danças alegres e expansivas e outras introspectivas e meditativas”, destacou. Segundo a médica, apesar de a grande maioria das coreografias serem de mãos dadas, há também movimentos de mãos soltas, de pares ou em pequenos grupos.

”Apesar da maioria ser em círculo, há danças em formato de linhas, tranças ou meia-trança, dependendo da cultura de cada povo”, pontuou Almeida, mostrando que em toda roda de dança circular existe um centro que normalmente chama a atenção por sua beleza. “O centro costuma ser preparado com muito carinho e atenção, sendo uma parte significativa da roda. O dançante o terá como referência durante toda a dança.”

A DGP comunica que a atividade vai se estender a uma quinta-feira de cada mês, aberta a todos os servidores interessados.