NESMT apresentou setor no Projeto Revelando o Fazer Profissional

A segunda edição do Projeto Revelando nosso Fazer Profissional, idealizado pela Direção de Gestão de Pessoas, (DGP), teve ontem, (12), mais uma apresentação. Desta vez,  o Núcleo Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, (NESMT), explanou as competências do setor. A enfermeira do Trabalho, Rejane Araújo iniciou seu cronograma fazendo um breve histórico do que é Medicina do Trabalho, passando pela Revolução Industrial, pontuando a criação da Cipa em 1940, até a implantação do Serviço de Saúde Ocupacional no Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), formado inicialmente por um enfermeiro, um médico clínico e uma auxiliar de Enfermagem. “Somos o primeiro hospital público a oferecer esse serviço aos funcionários”, enfatizou a enfermeira.

Segundo Rejane, o setor passou a ser NESMT em 2016, composto por ações primárias de prevenção e de ações secundárias de cuidados, ligados diretamente ao trabalhador. O Núcleo é formado atualmente por uma equipe multidisciplinar, com médico do Trabalho, enfermeira do Trabalho, ginecologista, duas nutricionistas, dois psicólogos, quatro auxiliares de Enfermagem. Exames admissionais, periódicos e de mudança de função, bem como atendimento do médico do Trabalho, Enfermagem, ginecológico, nutricional e psicológico são algumas das funções disponibilizadas pela NESMT. “Facultamos também a vacinação do servidor, recebimento de atestado médico e emissão de Gaps, além da aplicação de testes rápidos de HIV, sífilis e diabetes”, pontuou.

A enfermeira também descreveu as dificuldades enfrentadas pelo setor e as melhorias alcançadas ao longo dos anos. Ao final, a DGP confraternizou com os presentes e realizou sorteio de brinde.