Servidores do Pisam, ambulatório de demandas externas do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), se reuniram na manhã de hoje, (05), com a reitora da Uncisal, professora Rozangela Wizormirska, vice- reitor, Paulo Medeiros e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Allyne Acioli, além do gerente-geral da unidade hospitalar, Audenis Peixoto, para esclarecimentos sobre o processo de transição do Pisam para o novo ambulatório que está em construção em terreno anexo do HEPR. Os profissionais destacaram a falta de infraestrutura no atendimento aos usuários, apontando a deficiência do espaço físico em que está alocado atualmente o Pisam. “A precariedade de espaços físicos é uma questão que já vem sendo trabalhada há oito anos, em razão do fechamento do Hospital José Carneiro. Todas as especialidades estão na mesma situação, com exceção da Psiquiatria que funciona no HEPR e da Epidemiologia que é coberto pelo HEHA”, explicou a reitora.
A reitora esclareceu, ainda , que com a conclusão da obra do novo ambulatório, todo o Pisam será redirecionado para o novo prédio compondo o ambulatório de clínicas. “Não temos definição do término da edificação, estamos em processo porém, já estamos realizando levantamento, um estudo minucioso do servidor e do usuário para o melhor caminho a ser adotado nesta metodologia de transição”, destacou, reiterando que todos os ambulatórios da Uncisal integrarão esse novo prédio, que vai oferecer atendimento de pequenas cirurgias, otorrino, oftalmo e outros procedimentos com definição de horários e compartilhamento de salas pelos profissionais. “Todo o especialista que atender no novo ambulatório, vai atuar como preceptor de alunos”, complementou.
Como encaminhamento do encontro ficou acertada nova reunião no dia 12 de maio, às 8h, no Pisam, para que os profissionais indiquem se neste momento de transferência, optam por continuarem no atual Pisam, que deve receber reparos na estrutura física ou serem encaminhados para os Caps do município. O Núcleo de Gestão de Pessoas, juntamente com a coordenação do Pisam, também vão entregar, na ocasião, a catalogação de médicos aposentados e usuários que estão sem acompanhamento deste profissional.
Estava presente, também, na reunião, a gerente de Saúde mental do município, Teresa Cristina que afirmou a inclusão da psiquiatria nas oito unidades de referência existentes e que dos cinco Caps, dois estão em processo de qualificação para funcionamento de 24h. A gerente retorna ao PISAM na próxima quinta-feira, às 8h, para apresentação de locais disponíveis para redirecionamento de consultas deste ambulatório.
A reitora se reúne também com todos os servidores da unidade hospitalar, na sexta-feira, (12), para elucidação de questionamentos, dúvidas e pareceres dos técnicos, neste intervalo de deslocação do HEPR.