Quem Somos

O Hospital Escola Dr. Portugal Ramalho

 HEPR – é o único hospital psiquiátrico público de Alagoas, sendo por isto, referência para o atendimento da população de todo o Estado e alguns municípios de Estados circunvizinhos.

HEPR – Gerência Geral

Responsável: MARIA DERIVALDA ANDRADE

E-mail: direcao.hepr@uncisal.edu.br

Contatos: 3315. 3422 /3315.2494

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Jornalista responsável: BETTY COSTA MTE 675/ AL

Contato: 3315-7251

GTH – Grupo de Trabalho de Humanização

Coordenação:  SÂMIA LEMOS

O GTH é um Grupo de Trabalho de Humanização que faz parte da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, tem como proposta repensar, sensibilizar e transformar as relações entre profissionais, usuários e familiares. Sua idéia é funcionar como elo de resgate da humanidade numa tarefa compartilhada por todos aqueles que fazem parte do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR).

Humanizar a assistência Hospitalar e Ambulatorial é dar lugar não só à palavra do usuário como também do profissional de saúde, de forma que tanto um quanto o outro possam fazer parte de uma rede de comunicação e interação.

A direção do complexo Hospital Escola Portugal Ramalho, sensibilizada com a relação entre administração, profissionais e comunidade, sentiu a necessidade premente de desenvolver um programa de humanização em todo complexo hospitalar ambulatorial, com a finalidade de cada vez mais, melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

DGP

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

Direção: GLEIDE  VILLELA

Ações:  Com o Objetivo de transmitir informações, promover um maior relacionamento interpessoal e sensibilizar para questões concernentes à cidadania, o GTH realizou, contando com parcerias, palestras como: Lançamento do GTH, Di

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RENISE OLIVEIRA

a Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Amigo, Participação na elaboração de Normatizações, Participação das Reuniões no Hospital e na UNCISAL, Atendimento a Funcionários.

HEPR – Núcleo de Gestão com Pessoas

E-mail: ngp.hepr@uncisal.edu.br

O Núcleo de Gestão de Pessoas é o órgão responsável pelo controle e direção do pessoal que trabalha no hospital, quer sob regime estatutário, quer sob legislação trabalhista ou como profissional autônomo.

Estrutura/Posição: Subordinado à Diretoria Administrativa e coordena as seguintes funções: * Controle de Pessoal * Recrutamento e Seleção * Treinamento e Capacitação * Avaliação de Desempenho * Serviço Social do Trabalho

Objetivos do NGP: A administração de Recursos Humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desenvolvimento eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.

Objetivos Específicos: * Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização; * Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas; e alcance dos objetivos individuais; e * Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

Visão: Elaborar, programar e coordenar programas de ARH e serviços para assegurar a satisfação do cliente, proporcionando assessoria e consultoria para as gerências de linha. Além de desenvolver políticas para a unidade, desenvolvendo e desenhando programas de pesquisa e extensão e consultoria.

Missão: Contribuir com a organização objetivando eficácia dos serviços através do desenvolvimento e treinamento, buscando e mantendo políticas éticas onde as pessoas não sejam discriminadas e seus direitos de cidadãos estejam garantidos.

Cursos Ministrados: * Liderança para Gestores – Novembro a dezembro de 2005. * Palestra sobre Violência contra a Mulher – Novembro de 2005.

 HEPR – Ouvidoria

Coord.:  MARIANA BRAGA

A Ouvidoria do Complexo Hospitalar Portugal Ramalho foi implantada em dezembro de 2004 para atuar como um canal permanente de comunicação entre o cidadão e a instituição, reconhecer e legitimar a participação deste e subsidiar a Direção para que sejam tomadas as medidas necessárias à melhoria da qualidade da nossa assistência em saúde mental.

Atribuições * Representar o cidadão junto à instituição; * Receber e analisar as reclamações, sugestões e elogios; * Encaminhar para os setores envolvidos; * Acompanhar todas as providências adotadas; * Propor e cobrar soluções; * Dar conhecimento ao cidadão das resoluções e/ou os esclarecimentos necessários; * Agir com ética, sigilo e imparcialidade; * Divulgar permanentemente o serviço da Ouvidoria; * Participar de reuniões com as Direções e Setores da instituição; * Atuar na prevenção e solução de conflitos; * Registrar e arquivar as informações; * Encaminhar relatório mensal à Direção Geral.

Atendimento * Pessoalmente; * Caixas de sugestões; * E-mail: ouvidoria.hepr@uncisal.edu.br * Telefones: (82) 3315.2491 (Ramal 218) / Celular: 8833-8597 * Fax: (82) 3351-6206 * Correspondências: Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, s/n – Farol – Maceió – AL. CEP. 57.050-090

Horário de Funcionamento: terças-feiras: 8 às 16h Quintas-feiras: 10 às 16h *

HEPR – Residência Médica em Psiquiatria:

Gerência de Gestão: HELCIMARA MARTINS

Email : gestao.hepr@uncisal.edu.br

Infra-Estrutura:  FABIANA

Hotelaria: MARCOS

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

Almoxarifado: FELIPE

Contas – SIA/SUS e AIH’S

Coord. MÁRCIA  CAVALCANTE

E-mail: contas.hepr@uncisal.edu.br

Despensa: MARIA DO AMPARO

Financeiro: JORGE

E-mail: financeiro.hepr@uncisal.edu.br

E-mail: financeiro.hepr@uncisal.edu.br

UAN: JAQUELINE TENORIO

Depto. Pessoal: BRUNO SENNA

E-mail: ngp.hepr@uncisal.edu.br

Segurança do Trabalho: NILTON  SANTOS

Gerência Clínica Médica:

VALÉRIA PASTOR

E-mail: gtm.hepr@uncisal.edu.br

Núcleo de Tecnologia da Informação -NTI

 MOÉZIO LINO

E-mail: nti.hepr@uncisal.edu.br

 CAPS-Casa Verde

Coord.  AUREANA LA

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

VENERE

Funciona desde 1996, com capacidade para 15 pacientes de ambos os sexos, que necessitem freqüentar os dois turnos e 15 vagas para pacientes que utilizam um dos turnos.

Assiste aos pacientes que não se beneficiariam em um internamento, no entanto, não oferece ainda condições para acompanhamento em nível ambulatorial.

É um espaço intermediário entre a hospitalização e o ambulatório, onde são atendidos casos que necessitam de cuidados intensivos para se evitar a internação.

CAPS AD UNCISAL

Coord. JEISA

Inaugurado em 19 de out

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

ubro de 2017, o Caps AD tem o objetivo de proporcionar tratamento adequado a dependentes químicos de álcool e outras drogas. Possui uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeira, farmacêutica, médicos (clínico e psiquiatra), psicólogas, técnicos administrativos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais, que estendem seus trabalhos extra-hospitalares à prevenção, por meio de palestras e oficinas. Em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e mensal, oferece 30 vagas para ambos os sexos. Atualmente, conta com o apoio dos Alcoólicos Anônimos (AA).

Neste serviço, o tratamento inicia-se com o acolhimento e a avaliação, por meio do Projeto Terapêutico Singular, em conjunto com a equipe multidisciplinar. A duração do tratamento é variável, conforme a necessidade individual de cada usuário.

Durante o tratamento, os usuários participam das seguintes atividades:

a – atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);

b – atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);

c – atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio;

d – visitas e atendimentos domiciliares;

e – atendimento à família

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RENISE OLIVEIRA

;

f – atividades comunitáSônia Maria Loureirorias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social;

g – os pacientes assistidos em um turno (04 horas) receberão uma refeição diária; os assistidos em dois turnos (08 horas) receberão duas refeições diárias.

h – atendimento de desintoxicação.

Centro de Estudos Marily Granjeiro:

Coordenação de Enfermagem

DIVANI MENDONÇA

THAINÁ BELTRÃO

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

Coordenação de Serviço Social

Coord.  SONIA LOUREIRO

Atribuições:

Socializar as informações aos usuários e familiares quanto aos seus direitos sociais, civis e políticos;

2.Realizar a coleta de dados para caracterização do perfil sócio-econômico cultural do usuário;

3.Incentivar a participação da família no tratamento do usuário

4.Socializar as normas e rotinas da instituição enfatizando a dinãmica do tratamento;

5.Mediar as relações entre o usuário, sua família e equipe de profissionais de saúde;

6.Encaminhar providênci

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

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as quanto a altas, óbitos, evasões e transferências;

7.Facilitar o acesso dos usuários e familiares aos bens e serviços institucionais e da comunidade;

8.Viabilizar as visitas aos usuários;

9.Enfatizar a necessidade da continuidade do tratamento nos serviços alternativos;

10.Realizar pesquisas para identificação de demandas e necessidades sociais;

11.Registrar os atendimentos e informações em documentos específicos;

Sâmia Régia12.Planejar, executar e avaliar ações de capacitação profissional junto aos estagiários e profissionais de Serviço Social;

13. Contribuir para o fortalecimento daTAINÁ BELTRÃOTAINÁ BELTRÃOs redes sociais;

14.Fortalecer espaços coletivos estimulando o processo de participação social.

Gerência Docente Assistencial: 

Coord. RAFAELA  SAMPAIO

E-mail: gda.hepr@uncisal.edu.br

Esterilização :

 Farmácia:

Coord. BRUNO LUIZ

NOSSA CASA

Coord. LIANA MAGALHÃES

Com 25 leitos para o sexo feminino em regime hospitalar 24 horas. São também usuárias em sua maioria 14 sem referências familiares e, portanto, residentes. Desenvolvem atividades nos moldes da Vila Aconchego e com os mesmos objetivos.

Nova Vida

Coord. TATIANA COSTA

Com 18 leitos para o sexo masculino em regime hospitalar de 24 horas, tendo entre eles 12 leitos que se destinam aos usuários grabatários e residentes, sem vínculos familiares e portadores de algum grau de dependência, todos necessitando de cuidados constantes, e 6 leitos destinados ao atendimento de menores do sexo masculino, com problemas dos mais diversos, desde distúrbios de conduta até psicoses graves em regime de hospitalização de 24 horas.

 Oficina da Mente:

Coord.

Com 50 leitos para o sexo masculino em regime hospitalar 24 horas. Presta assistência a portadores de transtornos mentais agudos ou reagudizados.

São atendidos por uma equipe multidisciplinar, em um enfoque biopsicossocial com atendimento clínico, psiquiátrico e psicológico individual e em grupo, atividades de terapia ocupacional: horta, jardinagem, pintura, recreação esportiva e atividades do cotidiano, objetivando a recuperação dos mesmos em um pequeno espaço de tempo, evitando-se a perda dos laços familiares e sociais. Após a alta, a exemplo dos demais, são encaminhados ao Ambulatório de Egressos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar.

PISAM

Coordenação  do Plantão  de Enfermagem

RENISE OLIVEIRA

Coord.  TELMA CUNHA

Anexado ao HEPR em 1998, com objetivo de estruturar um serviço de prevenção primária e secundária em Psiquiatria.

Está voltado para a atenção aos grupos mais vulneráveis: crianças, adolescentes e idosos. Hoje tornou-se um serviço destinado ao público em geral (demanda espontânea).

Funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 22h.

NADES:

Coord. GABRIELA MONTEIRO

SOP  (Serviço de Observação Psiquiátrica) e IC (Intercorrência Clínica)

SOP:

Com duas enfermarias, sendo 4 camas para atender pacientes do sexo feminino e 4 para atender pacientes do sexo masculino, com o objetivo de conter fisicamente o paciente em crise de agitação psicomotora autoagressiva e/ou heteroagressiva.

A prescrição é médica, farmacológica e psicoterápica e deve obedecer às normas técnicas com a eficiência e a eficácia necessárias.

Conta com uma equipe multidisciplinar que oferece assistência contínua e permanente. A contenção mecânica humanizada é evitada ao máximo.

Intercorrência Clínica: 

Aberta em 1998 com duas enfermarias sendo 4 camas para atender pacientes do sexo feminino e 4 para atender pacientes do sexo masculino, que apresentem problemas orgânico/clínicos que tenham indicação para acompanhamento e tratamento intensivos.

Sua necessidade se deve ao não atendimento por parte dos hospitais gerais dos pacientes psiquiátricos com problemas clínicos, em sua maioria complicações advindas do alcoolismo.

 

Vila Aconchego:

Coord. EUDILANE  LUNELLI

Com capacidade de 27 leitos para o sexo masculino em regime de internação de 24 horas. São usuários em sua maioria 17 sem referências familiares, portanto considerados residentes, e com patologias em processo de cronificação.

Remanescentes de um modelo hospitalar asilar e cronificador, socialmente alienante, desenvolvem atividades de ressocialização, buscando a reinserção no mercado de trabalho, em parceria com a comunidade e empresas.

Vila Renascer:

Coord. ALESSANDRA

Com 40 leitos para o sexo feminino, e em regime de 24 horas. Conta com equipe multidisciplinar, desenvolvendo atividades nos molde da Oficina da Mente, com os mesmos objetivos. A elas também é oferecido o acompanhamento de uma ginecologista.

 

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE-NEP

Coordenação: JULIANA TAVEIROS

A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. (Ministério da Saúde 2009)   Ações Desenvolvidas

  • Valorizar e desenvolver competências de gestão dos servidores públicos do HEPR;
  • Elevar os níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade;
  • Proporcionar aos servidores oportunidades de crescimento pessoal e profissional;

  METODOLOGIA DE TRABALHO

  • Levantamento de necessidade
  • Solicitação dos setores
  • As capacitações são estruturadas a partir da problematização dos processos de trabalho nos diversos  setores do HEPR ;
  • Parceria com outras instituições dSâmia Régiao setor saúde do estado de Alagoas
  • Avaliação de Reação e Eficácia

ESTRUTURA DE TRABALHO Atualmente o NEP funciona no térreo, na sala junto com a coordenação da residência de enfermagem (CORENF). No momento está sob a coordenação da Enfermeira Maria da Piedade G. S. Maciel que conta com a colaboração da equipe multidisciplinar do hospital.