Assim como as demais organizações, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por meio da PROGESP, também busca formas de manter seus profissionais motivados, comprometidos e engajados. Desse modo, ontem, (02), foi a vez do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) receber o consultor empresarial César Araújo para um bate-papo com lideranças. A atividade faz parte do Programa de Desenvolvimento de líderes, organizado pela PROGESP.
O evento contou com momentos reflexivos, proporcionando um estado de autorreflexão através de técnicas e ferramentas que permitiram aos colaboradores entrarem em um estado de percepção avançado, compreendendo que a promoção de mudanças somente acontece quando são administradas por líderes assertivos e eficazes. “O líder cria líderes e organiza equipes para liderar e entregar resultados. Líder é dom? Liderança pode ser aprendida ou é coisa nata? Quais são as demandas atuais para a formação de líderes do século XXI? É possível criar progresso e crescimento sem líderes?”, provocou Araújo.
Para o consultor, produtividade, melhoria de processos, redução de custos é importante no ambiente competitivo. Isso, porém, sem evolução, sem inovação, sem ousadia e criatividade não permite saltos de desempenho e não gera engajamento e fortes motivações para conduzir um grupo humano a identificar razões especiais para dar mais de si. “O líder precisa criar ambientes de liderança e obter resultados de curto prazo enquanto constroi o futuro. O líder é agente de evolução”, destaca Araújo, acrescentando que a motivação orienta a audiência para a descoberta dentro de cada um, das forças adormecidas, muitas vezes inconscientes do líder nato que existe em todos nós.
O Programa tem sua continuidade no dia 16 de dezembro, quando reunirá os líderes das unidades da Uncisal em grande encontro no Lar Coração de Jesus.