Servidores fumantes do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), participaram hoje, (13), da primeira ação que contempla o Programa de Controle do Tabagismo, na unidade hospitalar. Cerca de 15 fumantes ativos estiveram presentes a primeira etapa da iniciativa, quando o colaborador responde a uma entrevista coletiva, coordenada por médicos, enfermeiros e psicólogos. Constam, ainda, no cronograma da iniciativa, cinco sessões de terapia em grupo, uma vez por semana. Os próximos encontros estão agendados para os dias 18 e 27 de novembro e mais 04, 18 e 30 de dezembro, às 9h30min, no Auditório Rosimeire Rodrigues.
A equipe terapêutica responsável pelo projeto de controle do tabagismo no HEPR estará disponível para apoio aos servidores, durante todo o processo. “Não existe fila de espera para os interessados em participar do tratamento. A partir da implantação do programa, qualquer servidor que tenha interesse em receber ajuda a fim de parar de fumar pode nos procurar”, destacou o psicólogo Edilson Souza, coordenador da equipe terapêutica.
Durante a aplicação do questionário coletivo, os participantes relataram que têm uma dependência e só sentem prazer nas coisas que fazem normalmente, como nas conversas com amigos e confraternizações se a droga estiver presente. Outros salientaram que o desejo de fumar surge, principalmente, nas situações de crise ou ansiedade.
Segundo o psicólogo, no decorrer do tratamento, pode surgir também uma sintomatologia peculiar aos dependentes da nicotina que decidem largar o cigarro, portanto, a prescrição de determinados medicamentos é para tratar a síndrome de abstinência dos dependentes químicos, caracterizada pelo suor intenso, tremedeira, palpitação e crises de ansiedade”, observa.