Quarta edição do festival artístico aconteceu durante todo o dia com diversas atividades

O Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) realizou, nesta quarta-feira (5), a sua quarta edição do Festival Artístico do Caps Casa Verde. O evento aconteceu na área aberta de acesso ao centro psicossocial, com objetivo de expandir e promover uma troca relacionada à arte, cultura e autoconhecimento entre os usuários.

A iniciativa é uma proposta da equipe do ambulatório que vem dando certo desde 2010. “Por meio de eventos como este incentivamos os usuários a trabalhar todas as suas dimensões humanas: emoções, espiritualidade, corpo e mente. É algo que só a arte e a cultura podem fazer. E, assim, é exposto o que está no íntimo de cada um”, afirmou Telma Cunha, coordenadora do Caps.

Durante todo o dia aconteceram atividades como roda de poesia,  desfile com peças serigrafadas pelos próprios usuários, sessão de dançaterapia e exposição de trabalhos manuais.

No período da manhã,  a dança atraiu os usuários através de movimentos leves, porém de muita liberdade corporal.  Logo mais, os pacientes se revesaram nos microfones, interpretando canções que foram do estilo  gospel ao brega. À tarde, o auge da atividade ficou por conta do desfile de  peças serigrafadas, a exemplo de camisetas com os nomes das profissões.

Os familiares dos participantes também apoiaram a iniciativa do evento. “Esse tipo de atividade traz um grande benefício a todos, eles se sentem mais ativos, mexem e expõem sua sensibilidade, ficam mais felizes”, constatou Leide Costa, parente de um dos usuários.