O Núcleo de Gestão de Pessoas, (NGP), reuniu ontem, (25), mais de trinta servidores no miniauditório Marily Granjeiro, para a explanação da palestra sobre Empreendedorismo. O debate foi ministrado pelo professor universitário e gestor público, Toni Oliveira.
Para Oliveira, que parafraseou Charles Darwin, não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que mais rapidamente responde a mudanças, argumentou o professor, mostrando, principalmente, a diferença entre ser empreendedor e ser empresário. “O Empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, seja melhorando processos ou inventando negócios”, explicou o palestrante.
Segundo Oliveira, qualquer indivíduo que tenha à frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e se comportar como tal. “O empreendedorismo é um comportamento, e não um traço de personalidade. E suas bases são o conceito e teoria, e não a intuição.”
O professor também usou de dinâmicas, apresentou casos alagoanos de sucesso e exibição de vídeos para chamar a atenção do público.