HEPR inicia atividades de educação permanente em Saúde

O Hospital Escola Portugal Ramalho deu início na última semana de março, ao Programa de Educação Permanente. A proposta visa à aprendizagem contínua no trabalho, destacando que o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao ofício. “Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm”, explica a coordenadora do Programa, enfermeira Piedade Souza Maciel.

Segundo a coordenadora, o objetivo é que os processos de educação dos trabalhadores da Saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, considerando que as necessidades de formação e desenvolvimento dos colaboradores sejam pautados pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. “Os processos de educação permanente em saúde têm como alvo, a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho”, fundamenta a enfermeira, citando fonte do Ministério da Saúde, 2009.

 As atividades de aprendizagem são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 9h30min, no anexo da IC e estão abertas a todos os funcionários da unidade hospitalar.