RAV pontuou indicadores e portas abertas do programa em palestra no mês da Mulher para servidoras do HEPR

 

Dando prosseguimento à programação do Mês da Mulher, o Núcleo da DGP/ Humanização trouxe hoje, (13), palestra com a equipe da Rede de Atenção às Violencias (RAV) mostrando seu funcionamento, o que combatem e o que deve ser feito quando a pessoa sofre algum tipo de violência e deve deve procurá-los.

Segundo a psicóloga Andreia Monteiro, sempre que houver suspeita ou confirmação de um caso de violência, a pessoa não deve hesitar em buscar ajuda na RAV.

“A nossa equipe irá orientar, direcionar, articular e fazer o devido encaminhamento para os serviços da rede interssetorial” destacou a psicóloga, acrescentando que assim, essas vitimas podem sair mais fortalecidas e com condições de romper com o ciclo do abuso.

De acordo com a equipe da RAV, os indicadores para Janeiro de 2024 nas várias portas abertas da Rede, são bastante significativos. “No Hospital da Mulher, (em Maceió), foram 71 atendimentos, sendo 64 mulheres e 07 homens; no HGE, 24 atendimentos, 16 mulheres e 08 homens; na Unidade de Emergência, (em Arapiraca), 88 registros, 82 mulheres e 06 homens;  no HRAS, (CISP de Delmiro Gouveia), 24 atendimentos, sendo 22 mulheres e 02 homens e na Delegacia de Defesa da Mulher, foram 72  notificações no total”, pontuaram Laura Oliveira, supervisora das Portas abertas da RAV e a enfermeira do programa, Mariane Fernandes.

Após a ministração, grande debate com as servidores da unidade com exemplificação de casos e de noticias de grande repercussão, relacionadas à violência contra a mulher.