Pit stop da Saúde mental reúne servidores no dia mundial da Saúde

A Direção de Gestão de Pessoas (DGP) do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR) realizou hoje (07) no dia que se comemora mundialmente a Saúde, mais uma edição do Pit Stop da Saúde Mental, quando acontece uma breve parada para falar sobre a necessidade de resistência física e mental.

O momento teve início com a psicóloga Edvânia Rocha que realizou a dinâmica do contorno, quando cada participante mentalizava alguém e oferecia a energia e a palavra certa naquele instante.

Dando prosseguimento ao bate-papo, a professora e enfermeira Zélia Lessa, também realizou novas execuções que levou o público à reflexão sobre a importância de se cuidar para poder cuidar do outro. “A tarefa de cuidar não é fácil. O adoecimento, seja qual for, causa dependência para as atividades de vida diária, afetando a vida do cuidador e da família como um todo”, disse. Segundo a enfermeira, ter um tempo para sua vida, colocá-la como prioridade é algo indispensável para continuar de pé. “Descansar, se distrair, manter a própria saúde mental é um dos principais pontos para conseguir seguir em frente. Sempre que possível, invista em autocuidado, tenha alguém de confiança para poder revezar e tenha consciência de que as tarefas não serão feitas exatamente da mesma forma que você as faz.”, deixou a dica, acrescentando que o cuidador deve reservar pelo menos uma hora do dia para ele, fazendo o que funcionar melhor, uma atividade física, um hobby, sair com um amigo para tomar um café, ir ao cinema, fazer terapia, meditação, enfim, qualquer coisa que permita se desligar durante um instante. Torna-se imprescindível desabafar, descarregar o estresse.”, arrematou.