Servidores participam de curso de Brigada de emergência ministrado pela Defesa Civil

Servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) participam hoje (06) do curso ‘Brigada de Emergência’, ministrado pela Defesa Civil de Alagoas. A qualificação, promovida pelo Núcleo especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho (NESMT) em parceria com a Defesa Civil estadual, teve início com a explanação sobre a teoria geral do fogo, conhecida também como triângulo do fogo. O capitão do Corpo de Bombeiros Allan Cavalcante esclareceu inicialmente o que é principio de incêndio e o que é incêndio. “Para existir o fogo é necessária a presença de elementos essenciais, o que chamamos de três ‘C’ que representam o comburente (oxigênio), combustível e o calor”, explicou o instrutor, acrescentando o surgimento do quadrado do fogo com o aparecimento da reação em “cadeia”, identificando aí, o quarto ‘C’.

De acordo com o capitão Allan, uma brigada de incêndio ou de emergência é um grupo formado por voluntários que se credenciam a participar das ações de combate a incêndio do seu local de trabalho. “Essa equipe passa a ser responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, ela também é responsável pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins”, pontuou.

Segundo o instrutor, uma das funções fundamentais da brigada será o treinamento de toda a unidade hospitalar para casos de evacuação. “Assim, em conjunto com a CIPA, ela deve promover o treinamento de evacuação padrão para qualquer sinal de fogo não controlado”, informou, salientando que no turno da tarde, as atividades do treinamento seguirão de forma prática.

Além da preparação de toda a equipe de trabalho para evacuações de emergência, o militar pontua, ainda, que o brigadista também deve fiscalizar as instalações internas e equipamentos de segurança, bem como deve estar pronto para atuar na evacuação e na prestação dos primeiros socorros às possíveis vítimas de algum acidente.

O treinamento que tem duração de oito horas com a entrega de certificado de brigadista, está acontecendo nos turnos da manhã e da tarde, no miniauditório Marily Granjeiro.