Usuários se reúnem semanalmente na Praça Chiquinho em grande roda de poesia comandada pela terapeuta Ocupacional Claudete Lins. O evento acontece regularmente como parte integrante das atividades de Terapia Ocupacional desenvolvidas no Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR). Em mais de duas horas recitando, declamando e cantando poemas espontâneos ou de autoria de terceiros, os pacientes se colocam diante do microfone recebendo liberdade de expressão da profissional responsável. “Fazemos uma espécie de inscrição prévia na hora para que eles tenham noção de ordem e saibam respeitar a vez do colega”, declara Claudete.
Pacientes como Albany, Adriana e outros desenvolvem o enredo da poesia no instante da fala. Elas usam da criatividade do momento, aproveitando as experiências que trazem da vida cotidiana. Albany, por exemplo, prefere retratar os amores perdidos. Já Adriana, busca exaltar o nome de Deus, destacando trechos bibílicos.
Com entrada livre todo usuário que tenha afinidade com a língua falada, com as letras e com a melodia sublime das poesias pode participar da roda.