São João beleza dos usuários do Portugal Ramalho teve forró e comidas típicas: atividade terapêutica seguiu as recomendações de prevenção à Covid

Em época de pandemia e restrições sanitárias em decorrência da Covid-19 o “São João beleza” dos usuários deste ano do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) unidade assistencial da Uncisal, foi realizado hoje (16) em forma de atividade terapêutica contando com muito forró, brincadeiras e o lanche com comidinhas tipícas da época como milho, cachorro quente e canjica. Organizada em dois públicos e horários diferentes, no início da manhã, foi a vez dos homens participarem da festa. Logo mais às 10h, as mulheres também tiveram seu momento na atividade. Além da separação dos grupos, afim de evitar aglomerações, no lanche, servido no refeitório, também ficou mantido o distanciamento social, respeitando as normas de prevenção da Covid.

Josivan dos Santos da Ala masculina Oficina da Mente foi um dos que interagiu na dinâmica do ‘tesouro perdido’ e ganhou seu brinde, um pacote cheio de guloseimas com pipocas e doces. “Encontrei logo. Fui rápido para não perder o prêmio”, disse ele, todo feliz com o pacotinho em mãos. Se Josivan se achou esperto, que dirá Martin Lima, também da mesma ala, que encontrou logo quatro papeis com direito à bonificação. “Eu vou dividir com os colegas que não conseguiram achar”, compartilhou Martin. A brincadeira consistia em pedaços de papel espalhados e escondidos pela Praça Chiquinho, lugar onde se realizou a prática.

Para Gabriela Monteiro, coordenadora do NADES, setor responsável pela recreação, a comemoração foi uma forma de não apagar dentro deles a chama da festa junina, uma das mais esperadas o ano inteiro.