Autoestima e Saúde emocional foi tema do II Pit Stop da Saúde Mental

Profissionais do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR) participaram nesta manhã de sexta-feira (26), no miniauditório Marily Granjeiro, do II PITSTOP da Saúde Mental, levantando nesta edição, a autoestima relacionada à saúde mental.

Para a facilitadora da explanação, psicóloga Roseana Sampaio, a autoestima é a percepção que temos a respeito de nós mesmos e que envolve valores, sentimentos e pensamentos. “A autoconfiança indica o quanto o indivíduo conhece sobre si mesmo, sua capacidade em lidar com as diversas situações, o quanto se sente seguro e se valoriza. O conceito que a pessoa vai construindo sobre si mesma ao longo da vida é influenciado pelas experiências que vivencia, sejam elas traumáticas ou não”, explica a psicóloga, “Muitas vezes o autoconceito perpassa a opinião que temos sobre nós mesmos, essa concepção pode sofrer interferências do parecer de outras pessoas, ou ser estabelecida por problemas de saúde mental, a exemplo da depressão, dificuldades alimentares e outras nuances”, detalha Sampaio.

De acordo com a psicóloga, para o ser humano, torna-se natural querer ser aceito e valorizado por outras pessoas, no entanto, não vamos conseguir acolhimento de todas as pessoas ao nosso redor. “Nem todas as pessoas gostam da mesma cor ou da mesma fruta, então nem todas as pessoas talvez gostem de nós”, pontua.

No mesmo modelo da primeira edição, o ambiente foi de grande interatividade, explorando potenciais, vivências e questionamentos do público, sobre o assunto.  Uma dinâmica de grupo concentrando as impressões pessoais e dos colegas marcou o evento que serviu como espelho revelador de como as pessoas nos enxergam.

A atividade é uma iniciativa dos setores de Educação Permanente, DGP e NESMT, nasceu com a motivação do Janeiro Branco, quando observou-se a necessidade de uma parada na jornada de trabalho para dialogar sobre saúde mental e suas implicações.