Um dos pontos mais visitados pelas usuárias durante as manhãs no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) é o salão de cabeleireiro, que recentemente está vinculado à Ala Nossa Casa, sob a coordenação da terapeuta ocupacional Liana Magalhães.
Dentre os serviços prestados estão manicure e pedicure, penteados, bem como lavagem e corte de cabelos. Segundo a cabeleireira, Marilene da Silva, que há mais de 20 anos atua neste segmento, é necessário observação de normas para manutenção da ordem no ambiente de beleza. “Para cortes de cabelo, por exemplo, só posso cortar com autorização por escrito da equipe da paciente, bem como faz-se necessário estabelecer limite de usuárias dentro do salão, a fim de evitar conflitos entre elas, uma vez que, enquanto ficam aguardando sua vez, aumentam a ansiedade e também mexem nos produtos ocasionando desperdício”, explica.
Para a coordenadora do setor, os cuidados com a estética somam vários benefícios, dentre eles, estão principalmente a auto-estima que se eleva a cada tratamento, além da necessidade da própria higienização diária com o cabelo, corpo e unhas.
O salão é aberto diariamente e está recebendo doações de maquiagens e esmaltes novos e usados para utilização nas usuárias.