21/09/2009
O Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), através do grupo de Teatro Everaldo Moreira foi um dos classificados nas primeira fase do Prêmio Loucos pela Diversidade com o espetáculo teatral de autoria de Hortência de Farias, “Era uma vez um bloco muito louco.”
A coordenação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/Fiocruz) divulgou na semana passada a primeira relação dos candidatos habilitados a prosseguir no processo seletivo do Prêmio ‘Loucos pela Diversidade – edição Austregésilo Carrano’. O edital é uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, com a ENSP/Fiocruz.
Ao todo serão entregues 55 prêmios, entre individuais e coletivos. A escolha dos vencedores será feita por uma comissão julgadora de artistas da área. A entrega do prêmio deverá acontecer em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, durante solenidade na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro.
O concurso é dividido em quatro categorias: Iniciativas públicas; organização da sociedade civil; grupos autônomos; e pessoa física. Será adotado pelo edital o critério da regionalização, permitindo, assim, a premiação de todas as regiões brasileiras. Serão destinados cinco prêmios para a região Norte, cinco prêmios para a região Nordeste e cinco prêmios para a região Centro-Oeste, ao menos. O valor total dos prêmios é de 675 mil reais, obtidos por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal.