O Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), através da Gerência Docente Assistencial acolhe, semanalmente, estudantes de várias instituições do sistema público e privado de ensino superior e profissionalizante para visitação à unidade hospitalar. “Como hospital escola que nos tornamos, cumprimos a missão de proporcionar campo para o Ensino e também para projetos de Pesquisa e Extensão de nossas universidades”, explica a gerente docente assistencial, terapeuta ocupacional, Juciara Pinheiro.
Segundo dados do Relatório de 2010, 545 alunos, oriundos de cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social, bem como de cursos de Direito, Urbanismo e Jornalismo, realizaram visitações na Instituição. “No geral, entre visitação, cursos e projetos de pesquisa, o HEPR recebeu no ano passado, o quantitativo de 1.463 estudantes”, formaliza a terapeuta.
De acordo com Juciara, as visitas devem ser agendadas previamente na Gerência Docente Assistencial, sob apresentação de um ofício assinado pelo proponente, quando será avaliada melhor data e horário, atendendo as partes envolvidas. “Após o trãmite normal, as visitas são acompanhadas pela Assessoria de Comunicação da unidade, percorrendo as dependências e alas e explanando todo o funcionamento da instituição”, justifica a gerente, esclarecendo que em caso de necessidade de um maior aprofundamento do universo psiquiátrico, pontuada pela escola visitante, a equipe é encaminhada a um profissional da área capaz de sanar dúvidas e prestar orientação detalhada.