O Núcleo de Tabagismo do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), promoveu na última quinta-feira (09), no Auditório Rosimeire Rodrigues, roda de conversa com a médica obstetra, Sandra Torres, sobre a Saúde do homem e da mulher versus tabagismo em homenagem ao Novembro Azul. Participaram dos debates, usuários e servidores do HEPR. Na abertura, um vídeo de curta duração ilustrou a temática, abordando que mesmo os fumantes passivos estão sujeitos aos malefícios do cigarro. “O uso do tabaco causa desde câncer de pulmão, mama e intestino até doenças cardiovasculares” pontuou a médica.
Além da preocupação com o cigarro, o alerta feito pela especialista é que o hábito pode ter efeitos ainda piores nos homens, já que eles sofrem mais com diabetes, colesterol elevado, obesidade e pressão alta. “Em geral, os homens têm mais medo de descobrir doenças. Além disso, praticam menos atividades físicas, estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho e abusam mais de álcool e outras drogas. Por isso é fundamental visitar o médico regularmente, fazer exames e, principalmente, adotar hábitos de vida mais saudáveis.”
O Programa de Tabagismo oferece tratamento para quem deseja parar de fumar. O tratamento é realizado por profissionais de saúde da unidade hospitalar e tem apresentado resultados bastante positivos entre os funcionários do HEPR.