Usuários e servidores participaram na manhã de hoje de comemoração alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco

Servidores e usuários do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), participaram na manhã de hoje, (17), de atividade alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. A iniciativa que foi realizada no Auditório Rosimeire Rodrigues e lotou o lugar foi coordenada pelo Núcleo de Combate ao Tabagismo da unidade hospitalar. A plateia foi recebida pelo coral Encanto Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e exibição de vídeos educativos e cheios de humor, relatando os problemas do fumo e destacando as doenças causadas pelo tabaco. Vetrúcia Teixeira Costa, coordenadora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em Alagoas, (PNCT), ministrou palestra sob o tema “Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”, que contou com a interatividade dos usuários, dialogando com a representante da Secretaria Estadual de Saúde. Ao final da exposição, a coordenadora do PNCT pontuou que pelo menos 20 municípios alagoanos já fazem este acolhimento.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, Gilda Lanuzia Teodozio, também apresentou o panorama de assistência ao fumante em Maceió. O diretor -geral do HEPR, psiquiatra Audenis Peixoto parabenizou toda a equipe do PNCT do hospital pelos avanços, “a luta é árdua e contínua, porém prazerosa, quando os resultados de hoje, são comparados aos de anos anteriores quando ainda não havia a intervenção do Programa na Unidade”, assinalou. A coordenadora do Programa no HEPR, psicóloga Ana Márcia relembrou a trajetória da ideia na instituição, quando no início de 2014, servidores foram capacitados para atuar junto à comissão e foram abertos primeiros grupos de tratamento para funcionários. A plateia participou de sorteios e de uma mesa de lanche saudável, repleta de frutas.

Estiveram presentes, ainda, ao evento, a diretora clínica-médica, Vânia Sampaio e o diretor administrativo, Manoel Dantas.

 

OBS.: A MATÉRIA ESTÁ SEM FOTOS PORQUE O CABO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA ESTÁ QUEBRADO E FOI ENCAMINHADO À DIREÇÃO ADMINISTRATIVA PARA PROVIDÊNCIAS.